O Fantástico Mundo do Dota 2 – Funções do Jogo

O Fantástico Mundo do Dota 2 – Funções do Jogo
maio
19

O Fantástico Mundo do Dota 2 – Funções do Jogo

Olá meus amigos! Aqui quem vos fala é o Lamturo!

Bem vindos ao Fantástico Mundo do Dota 2 e hoje serei seu guia novamente!
O Assunto de hoje são as Funções que cada jogador pode tomar para apoiar seu time a chegar até a vitória!

Embora a gente conte com um pool de heróis bem vasto no DOTA 2 (113 no momento) eles são divididos em três categorias, como comentamos brevemente no post anterior Strenght (Força), Agility (Agilidade) e Inteligence (Inteligência). Todos os heróis possuem os três atributos (Int, Agi e Str) porém conforme cada categoria, o herói terá um dos atributos como atributo principal e irá ganhar mais pontos e bônus desse atributo por lvl. Geralmente INT está relacionado à Mana e Mana Regen, STR está relacionado a HP e HP Regen, e AGI está relacionado a Armor e Attack Speed, ainda, cada herói recebe 1 ponto de dano dano a cada ponto recebido em seu atributo principal.

Esses atributos são importantes para nos apoiar a definir se ele pode desempenhar algumas funções ou não, devido às suas características, por exemplo, heróis com cura e stun são melhores suporte do que heróis que não podem fazer nada para atrapalhar o inimigo ou ajudar o aliado. No entanto para ser o carry da equipe é preciso um herói com alto dano, algo que heróis de suporte dificilmente serão capazes de fazer com eficiência.

Vamos às funções? As funções básicas podem ser divididas em: Carry, Support, Tanker, Disabler, Ganker, Pusher, Jungler e Initiatior. (Fácil né? só 7.. hehehe)

CarryCarry – O carry (Carregador, em português) é literalmente o responsável por carregar o time na fase central e/ou final da partida (Mid game e Late game). Para estar apto a realizar esse papel de forma adequada, ele vai precisar ganhar uma quantidade considerável de gold para comprar itens que impactem sua performance, e contar com o apoio de todo o resto do time ao realizarem suas funções permitindo que ele fique praticamente “isolado” do jogo até ter o dinheiro suficiente e os lvls suficientes para começar a caçar heróis adversários, participar de “TF” (Team Fights ou Lutas em Equipe) e destruir torres adversárias.Geralmente o carregador anda com um suporte, que vai servir como “babá” para garantir sua vantagem na lane.

Support – Poucos fora do circuito profissional de Dota reconheçam a importância do role de suporte nas partidas de DOTA 2,suportes Supportgeralmente tristes e frustrados 🙁 (Jogo de suporte geralmente.. hehehe), o suporte é o herói com menos dinheiro e itens no jogo, geralmente, visto que a sua função é, exatamente, garantir o deixando os farm do carry e dos demais ele não obtém muito ouro e o que consegue vai usar para comprar itens de suporte que irão apoiar o seu time a sobreviver por mais tempo, tais como Wards (Sentinelas) e Courier (Entregador), além de Smoke Of Deceit (Fumaça da Enganação) para os ganks (Ataques surpresa). O suporte é responsável por garantir o controle do mapa para sua equipe permitindo o farm, sobrevivência e ganks, desempenhando algumas atividades como Ward Placement (Posicionamento de sentinelas) para que todos tenham visão do mapa defensiva ou avançada, Lane Pulling (Atrasar as lanes atraindo os creeps para os Neutral Camps, acampamentos de criaturas neutras na Jungle), Stacking (acumular criaturas neutras na jungle para os carrys farmarem XP e Gold mais rápido), entre outras. Geralmente é a posição menos indicada para iniciantes.

Disabler – Geralmente os suportes são também disablers. Isso por que ele deve garantir o farm do carry do time, e muitas vezes isso é alcançado com a morte do herói adversário. O disabler é aquele herói que silencia o inimigo, dá stun ou o coloca para fora do jogo por tempo limitado, são heróis que impedem o inimigo de soltar habilidades e mantém o controle da team fight.

Ganker/Nuker – O Ganker geralmente é o herói que vai na mid lane. É Gankerum heroi que deve possuir um Burst Damage considerável, principalmente no começo do jogo, sem a necessidade de muitos equipamentos. Ele será responsável por emboscar os heróis inimigos de surpresa e matá-los, ou garantir que seu carry os mate. Essa função pode também ser desempenhada por heróis Junglers ou Suports que possam estar em “Roaming” no mapa (perambulando por aí).

TankerTanker – Além de uma boa Força base o tanker precisa comprar itens que lhe garantam a sobrevivência por muito tempo nas team fights. Ele é o cara masoquista do time, ou seja, ele quer, ele gosta, ele precisa APANHAR! hehehe. Ele precisa se fazer atraente como o alvo principal do combate, para que então os seus companheiros possam eliminar (de preferência, se possível, nessa ordem) os suportes, carries e tanks do time adversário, sem correrem grandes riscos.

Initiator – O iniciador geralmente (mas não necessariamente) é um tanker com boa habilidade de iniciação. Sua função é começar as team fights obtendo vantagem pra equipe que está atacando. O iniciador é uma peça fundamental na equipe para ganhar a partida, ele garante o controle inicial dos combates em equipe. Apenas heróis com habilidades específicas de iniciação podem desempenhar bem essa função (Axe, Centauro, Tidehunter, Batrider, Monkey King, enfim.. vários heróis hehehe).

Pusher – A função do pusher é rushar as torres do inimigo (pressionar e destruir o mais rápido possível). Ele precisa ter habilidades de dano em área (para eliminar os creeps adversários da lane) e/ou dano massivo contra estruturas. Alguns pushers invocam unidades poderosas para ajudá-lo a destruir as estruturas inimigas.

Jungler – O Jungler, também conhecido como Tarzan, é aquele herói que não vai em uma das lanes principais do mapa, mas sim permanece na Jungle (Na selva, por isso, Tarzan, entenderam? :P). Seu farm baseia-se todo nos Neutral Camps espalhados pelo mapa, por possuirem habilidades que garantam sua sobrevivência, e um dano consideravelmente alto para poder eliminar os Neutrals de forma segura, e cada vez mais rápida, ao longo da partida. Poucos heróis tem essa capacidade de ganhar dinheiro e experiência pela jungle de forma eficiente, pois para isso, são necessarias habilidades únicas como por exemplo roubo de vida, dano alto no início do jogo, regeneração de hp alta, invocar alguma unidade para tankar os creeps (apanhar por você). Um bom jungle é tão importante num jogo quanto um carry, pois pode farmar equipamentos bem mais rápidos e sair para realizar ganks por aí.

Bem.. essas são as classificações básicas dos heróis do DOTA 2, e podem ser percebidas no menu de escolha dos heróis como subdivisões abaixo do pool de heróis, porém, existem heróis que podem desempenhar mais do que uma função em partidas diferentes (Ah, a mágica do dota..) trazendo uma complexidade um pouco maior ao jogo, no termo de classificar por exemplo heróis que servem para isso, ou para aquilo. Poderiamos criar até quem sabe uma categoria a mais chamada Utility Heroes, que são heroes que por vezes desempenham papéis diferentes até na mesma partida. De qualquer forma, serve como um guia de informações iniciais para facilitar nossa compreensão do jogo!

Valeu galera!! Espero que apoie de alguma forma aí, e nos vemos no próximo post!

Deixe um Comentário

:D